sábado, 23 de julho de 2011

Ida ao laboratório

A informação vale ouro.

Esta manhã, na aula de hidroginástica para grávidas:

Prof. - Então é a última aula..
Aluna - Sim, o Guilherme nasce terça-feira.
Prof. - Ai é? E então?
Aluna - Não sei mais que isto. A médica disse para eu lá estar às oito e para não pensar no assunto no fim-de-semana.
Prof. - Mas não falaram do parto?
Aluna - Não... Ela preferiu não adiantar muita coisa para eu não ficar nervosa.

Roí-me por dentro para não abrir a boca e aí talvez deixar alguém nervoso. Calei-me mais uma vez a pensar, pronto, mais uma mulher tratada como se não tivesse nada a ver com o parto.

Por isso, minhas amigas e meus amigos, como o instinto conta mas gostamos de confiar na ciência - porque tantas vezes e ainda bem ela nos ajuda - há que saber. Saber muito e saber bem. Para depois escolher, ou para que pelo menos compreendamos as escolhas que outros farão em relação a nós.

Tentarei por isso publicar por aqui artigos científicos ou jornalísticos ou estudos sobre vários aspectos do parto.

O primeiro, sobre o malfadado corte. A episiotomia. Ora vejam o que escrevem os médicos com base nos estudos e aquilo que fazem à maioria das mulheres nas salas de parto:

http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2003-16/6/447%20454.pdf

«O uso profiláctico/rotineiro da episiotomia continua a ser praticado frequentemente apesar da ausência de evidência científica que suporte o seu benefício. Pelo contrário, existe mesmo uma evidência clara de que a
episiotomia pode trazer algumas sequelas.»

Assinam este artigo médico duas obstetras da Maternidade Alfredo da Costa.


Entrevistados por mim há uns anos, os obstetras Diogo Ayres Campos e Manuel Hermida foram claros na sua avaliação sobre em que condições se justifica a episiotomia: perante o sofrimento fetal que obriga à aceleração do nascimento e por isso ao corte dos tecidos vaginais.

Aqui fica esta informação. Para ter algo para pensar no fim de semana....

Sem comentários:

Enviar um comentário